Curiosidades

Treinar no Inverno...
Essa é uma pergunta muito comum em academias. A refeição antes da malhação deve ser rica em carboidratos complexos e líquidos. Os carboidratos complexos são aqueles presentes nas massas, pães, batatas e fibras.

Faça uma refeição leve rica em fibras como, pão ou torrada integral sem manteiga ou margarina, um suco de fruta natural sem açúcar ou uma fruta rica em fibras e líquidos (laranja, abacaxi,
melancia, tangerina) no mínimo 30 minutos antes de malhar. Desta forma você fornece energia suficiente para agüentar o pique da atividade física e não engorda.

O segredo do emagrecimento é sempre trocar a massa gorda por massa magra. E malhar em jejum ou retirar o carboidrato da dieta provoca um efeito contrário. Você perde massa magra, aumentando a flacidez e ainda provoca um processo de desnutrição que é prejudicial à saúde.


Exemplo de café da manhã pré-treino (30 minutos antes):


- 2 torradas integrais ou 2 fatias de pão integral

Requeijão light.


- 1 copo de suco de laranja com mamão ou ½ mamão papaya

Iogurte desnatado.


- 2 colheres de sopa de granola (pode substituir a granola por aveia em flocos ou semente de linhaça).


 -----------------------------------

 3 motivos para você incluir essa sugestão deliciosa em seu almoço.
O Salmão fornece bastante proteína e uma das mais altas taxas de ácidos graxos essenciais ômega-3 e DHA (ácido docosa-hexaenóico), ambos reconhecidos por auxiliarem na redução da rigidez das articulações pós-exercício. O DHA é importante para ajudar o sangue a fluir livremente pelas artérias. Cientistas da Universidade da Califórnia têm pesquisado que o consumo deste ácido detém a deterioração que causa o Alzheimer.

A lentilha é excelente para estabilizar os níveis de glicose no sangue. Um estudo demonstrou que a ingestão de lentilha três horas antes dos exercícios aumenta a resistência mais que outros carboidratos. A lentilha também é rica em ácido fólico, que desempenha um papel importante na produção de serotonina, o neurotransmissor associado ao bem-estar.

O gergelim é uma fonte fantástica de cálcio e um excelente construtor de ossos sem lactose. Essas sementes pequeninas podem enriquecer grelhados, saladas e massas. O gergelim é uma fonte rica de vitamina B, que, ao lado dos ácidos graxos essenciais ômega-6, ajuda a manter o coração saudável e a liberar energia para melhorar a resistência e vencer a fadiga.
Fonte:Larissa Lobão
 

 ------------------------------------

Para alcançar tal objetivo
 O principal recurso utilizado é a dieta de restrição calórica. No entanto, tal dieta pode resultar em uma significante perda de massa muscular, gerando prejuízos para o indivíduo.
Estudos têm indicado que o aumento do conteúdo protéico da dieta, associado a um programa de exercícios, pode potencializar a perda de peso, reduzindo a perda de massa magra, em obesos e indiv
íduos com sobrepeso.
A manutenção da massa magra tem sido atribuída ao aumento nos níveis de aminoácidos essenciais, especialmente a leucina, proporcionado pela maior ingestão de proteínas.
A leucina por ser um aminoácido que estimula a síntese protéica, auxilia a reduzir o ciclo de perda de proteínas da massa muscular.
Recentemente foi publicado um estudo narevista do colégio americano de medicina esportiva, a respeito do efeito de proteção muscular promovido pelo aumento da ingestão de proteínas em dietas hipocalóricas, em atletas.
Neste estudo os autores relatam que o aumento do conteúdo protéico de uma dieta de restrição energética (60% do conteúdo energético habitual), na proporção de, aproximadamente, 2.3g/kg de peso (ou 35% das calorias do valor energético total provenientes da proteína) mostrou-se bastante eficiente no sentido de evitar a perda demassa magra de jovens atletas submetidos a dieta hipocalórica para perda de peso.
Os autores concluem ainda que mais estudos são necessários a fim de se obter maiores informações sobre qual a dose-resposta da ingestão protéica na manutenção da massa magra, e qual sua repercussão sobre a performance atlética.


Fonte: Ethika Saúde
 
---------------------------------------------




Musculação reduz pressão arterial em hipertensos, mostra estudo.

O treinamento de força é capaz de reduzir a pressão arterial a níveis semelhantes aos obtidos por meio de medicamentos contra hipertensão  A prática de musculação é capaz de reduzir a pressão arterial de hipertensos a níveis semelhantes aos obtidos por meio de medicamentos, revela pesquisa da USP (Universidade de São Paulo. O estudo comprova que o treino de força é seguro para os hipertensos, desde que com acompanhamento médico e de profissionais de atividade física. O trabalho também mostrou que a redução da pressão permanece por até quatro semanas após a interrupção do treinamento.
  Participaram do estudo 15 homens com hipertensão moderada, que utilizavam medicação, com média de idade em torno de 46 anos. Durante seis semanas antes do início do treinamento, com supervisão médica, os medicamentos foram gradativamente retirados. Os exercícios foram realizados durante 12 semanas, trabalhando sete grupos musculares (abdômen, pernas, parte interna e externa das coxas, ombros, biceps e tríceps) três vezes por semana, em dias não consecutivos.
  Com o treinamento, a média de pressão dos pacientes, que era de 153 milímetros (sistólica, associada ao bombeamento de sangue pelo coração) e 96 milímetros (diastólica), caiu para 137 milímetros (sistólica) e 84 milímetos (diastólica). A redução está no mesmo patamar que é obtido com a medicação,


Redução
  De acordo com Bacurau, esperava-se uma redução média da pressão em torno de 5 milímetros, o que já seria considerado um resultado satisfatório. No entanto, esse indice foi de aproximadamente 13 milímetros, o que comprova o efeito positivo do treinamento de força.
  Depois do final do período de treino, os pacientes foram acompanhados durante quatro semanas. O estudo também mostrou que os participantes tiveram aumento da força física e da flexibilidade.
  A pesquisa com hipertensos faz parte da pesquisa de Doutorado em Biofísica de Newton Rocha Moraes, realizado na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), orientada pelo professor Ronaldo Carvalho e co-orientada por Reury Bacurau, professor do curso de Ciências da Atividade Física da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH).
* Com informações da Agência USP de Notícias


-------------------------------------------
Comer doce no café da manhã ajuda a perder peso, sugere pesquisa

Quais são as chances de montar uma dieta e acrescentar uma fatia de bolo de chocolate no café da manhã? Nenhuma? Mas, segundo pesquisadores da Universidade de Tel Aviv,

incluir uma sobremesa na parte da manhã pode ser decisivo para perder quilinhos indesejáveis mais rápido. Para Daniela Jakubowicz, autora do estudo, o "milagre" acontece porque é na parte da manhã que o metabolismo está mais ativo

e é capaz de queimar calorias extras. Ela também acredita que adicionar um doce no café da manhã ajuda a controlar o desejo de comer durante o dia.

A pesquisa publicada no journal Steroids foi realizada com 193 obesos,que foram observados durante oito meses e divididos em dois grupos.

O primeiro tinha um cardápio com poucos carboidratos e apenas 300 calorias no café da manhã, enquanto o outro ingeria 600 calorias no mesmo período e uma dieta com proteínas, carboidratos e um doce

--------------------------------


Suplementos nutricionais para o idoso

Cuidados nutricionais com o idoso
O estado nutricional no idoso reflecte-se directamente na sua saúde e na qualidade de vida.
Apesar de raramente serem observados sinais óbvios de deficiências nutricionais no idoso, a baixa ingestão de alimentos, tão comum nesta faixa etária, pode levar à perda de peso não intencional e deficiências em micro nutrientes (vitaminas e minerais) com consequente impacto na saúde geral. Quando a ingestão de alimentos não é adequada para responder às necessidades nutricionais específicas do idoso, pode desenvolver-se um estado de mal nutrição, com aumento da morbilidade (fadiga, fraqueza muscular, anemia, imunidade diminuída, perda da integridade cutânea e diminuição da função pulmonar e cardíaca) e, em alguns extremos, da mortalidade.
Actualmente, sabe-se que o estado nutricional do idoso está fortemente correlacionado com a sua fragilidade, uma vez que o défice em micro nutrientes, como antioxidantes e vitamina D, contribui fortemente para o agravamento da debilidade do idoso na medida em que promove a perda de peso e de massa muscular não intencional.
Os resultados do estudo NutriaAction 2009, realizado pela Associação Portuguesa de Nutrição Entérica e Parentérica, alertam para a dimensão deste problema que se traduz em 25%, os idosos em Portugal com baixo peso, sendo que, destes, foram os idosos com menor peso os que apresentaram uma perda de peso mais acentuada nos últimos 3 a 6 meses.
O envelhecimento da população portuguesa tem vindo a acentuar-se nos últimos anos, sendo previsível que a população idosa, entre 2010 e 2015, ultrapasse em número a população jovem.

A População idosa representa uma parte significativa da população de utentes da farmácia que, pela relação de proximidade estabelecida com estes utentes é um local privilegiado para vigiar o estado nutricional do idoso, podendo fazê-lo abordando vários aspectos como: avaliação de risco de desnutrição, identificação de idosos que possam beneficiar de suporte nutricional e monitorização da eficácia do tratamento. Aos indivíduos idosos suspeitos de mal nutrição deve ser aconselhada a consulta médica ou de nutrição tendo em vista o diagnóstico o mais precoce possível.
Os suplementos nutricionais orais (SNO), actualmente disponíveis em grande diversidade, representam um importante recurso para a promoção do estado nutricional do idoso. São produtos que dão resposta às necessidades gerais e específicas da nutrição do idoso e destinam-se a ser utilizados sob supervisão médica. Estes produtos, cada vez mais presentes na farmácia, representam uma oportunidade para a intervenção diferenciada junto de idosos e cuidadores, mediante o aconselhamento para a sua melhor utilização e a monitorização da melhoria do estado nutricional do idoso.
A perda de peso e massa muscular no idoso tem como consequência a diminuição da força e da actividade física, logo diminuição do apetite e da ingestão de alimentos, agravando-se, mais ainda, o estado nutricional.
Circunstâncias que podem diminuir a ingestão de alimentos no idoso:
A ingestão de nutrientes depende do consumo alimentar que, no idoso, é influenciado por factores sociais, económicos, psicológicos, e por doenças ou terapêuticas.

Sociais:
Falta de suporte social que auxilie nas compras e preparação de refeições.

Económicas:
Falta de recursos económicos.

Psicológicas/Cognitivas:
Depressão, demência.


--------------------------------------------------

Arroz integral ajuda a queimar gordura perigosa e faz bem ao coração 

O Saúde Plena já noticiou diversos benefícios sobre os alimentos integrais, que vão do prolongamento da sensação de saciedade ao controle da hipertensão. E uma nova pesquisa feita por nutricionistas da Universidade Tufts, nos Estados Unidos, mostra que os benefícios não param por aí. Os pesquisadores analisaram a dieta de 2 800 pessoas, e entre elas, as que consumiam três ou mais porções de cereais integrais diariamente – e não abusavam dos refinados – tinham até 10% menos gordura visceral, aquela que se deposita na parte interna da barriga, recobrindo órgãos como pâncreas, intestino e fígado e traz graves problemas de saúde em médio e longo prazos. 


E além de diminuir a gordura corporal, o que é sempre muito bem-vindo, o coração também é muito beneficiado. As células gordurosas menos desenvolvidas significam menos inflamação nas artérias e, consequentemente, menos trabalho do coração para fazer o sangue circular. Isso é grande trunfo na dieta porque pessoas com o peso ideal, mas que apresentam adiposidade nos órgãos internos, correm um risco maior de desenvolverem doenças coronárias e maior probabilidade de aparecimento de tumores, como o de mama.

No caso do arroz, a única diferença visual entre o integral e o branco é que este possui uma casca mais fina. Mas essa casquinha, que parece tão insignificante, tem alto teor de fibras. E quanto maior seu valor, menor é a quantidade de glicose e lipídios absorvidos. Eles são os grandes responsáveis por essa deposição de gordura intra-abdominal. 

Isso porque as fibras formam uma espécie de goma quando entram em contato com a água e, assim, tornam a digestão mais lenta, fazendo com que o açúcar proveniente dos alimentos seja absorvido mais devagar. Isso evita o aumento da produção de insulina, hormônio responsável por mandar a glicose para dentro das células, que, em excesso, infla os pneus da barriga e, ainda, abre caminho para o diabetes.

Além dessa grande vantagem do arroz para o organismo, outro grande mérito deste alimento é que indivíduos que o ingerem diariamente costumam se alimentar de maneira mais saudável em todas as refeições. Isso é o que mostra um estudo, realizado por uma empresa de consultoria alimentar, baseado no National Health and Nutrition Examination Survey, um levantamento feito periodicamente pelo governo dos Estados Unidos. Ao analisar dados de 1999 a 2004 sobre a dieta de mais de 25 mil crianças e adultos, constatou-se que nos apreciadores desse cereal não havia carência de nutrientes essenciais para o organismo, como ácido fólico, potássio e outras vitaminas do complexo B. 

O resultado mostrou que os consumidores regulares de arroz têm menor propensão a acumular quilos extras, 34% menos risco de hipertensão e 27% menos probabilidade de aumento na circunferência abdominal.







-----------------------------------------------------





Suplemento Alimentar Para Crianças
 Muitas vezes as mães não gostam que falte nenhuma vitamina no alimento das
crianças, o uso do suplemento alimentar ou suplementos de vitaminas é a melhor saída,
os estudos comprovaram que as crianças e adolescentes tomam minerais e vitaminas
sem precisar, e as mães sempre devem ouvir os médicos quando eles falarem que a
quantidade de minerais e vitaminas que eles precisam é pouca, por mais que as crianças
não se alimentem bem o excesso de vitaminas podem causar mal a elas, as crianças
desnutridas precisam de muitos suplemento alimentar as sadias não, o correto é
supervisionar a alimentação das crianças, procure dar alimentos saudáveis
em caso de duvidas sempre procure um médico.
http://www.sabetudo.net/suplemento-alimentar-para-criancas.html


--------------------------------------

A importância da dieta para evitar a TPM. Veja abaixo:
Alimentos indicados
- Cálcio: leites e derivados, sorvete desnatado, salmão, vegetais verdes e tofu (queijo de soja)
- Vitamina B6: carnes, cereais integrais, banana, batata, lentilha, amendoim, nozes, salmão, atum e fígado de boi
- Magnésio: vegetais verdes escuros (como espinafre, escarola e brócolis), arroz integral, abacate, banana, beterraba, abacaxi, manga, milho e granola
- Vitamina D (além do sol): leite, gema de ovo, manteiga, peixes de água fria, shitake seco e óleo de fígado de bacalhau
- Fibras, legumes e verduras em geral
- Ácidos graxos: óleo de prímula, ginkgo biloba e ômega 3
- Água e diuréticos naturais (melancia, melão, alcachofra e abacaxi)
O ideal é consumir esses alimentos o mês todo, mas, se não for possível, iniciar a ingestão por volta de 10 a 15 dias antes da menstruação.


---------------------------------------------




-----------------------------------------


Cálculo Nutricional para prato feito
Essa é uma pergunta muito comum em academias. A refeição antes da malhação deve ser rica em carboidratos complexos e líquidos. Os carboidratos complexos são aqueles presentes nas massas, pães, batatas e fibras.

Faça uma refeição leve rica em fibras como, pão ou torrada integral sem manteiga ou margarina, um suco de fruta natural sem açúcar ou uma fruta rica em fibras e líquidos (laranja, abacaxi,
melancia, tangerina) no mínimo 30 minutos antes de malhar. Desta forma você fornece energia suficiente para agüentar o pique da atividade física e não engorda.
O segredo do emagrecimento é sempre trocar a massa gorda por massa magra. E malhar em jejum ou retirar o carboidrato da dieta provoca um efeito contrário. Você perde massa magra, aumentando a flacidez e ainda provoca um processo de desnutrição que é prejudicial à saúde.

Exemplo de café da manhã pré-treino (30 minutos antes):

- 2 torradas integrais ou 2 fatias de pão integral

Requeijão light.

- 1 copo de suco de laranja com mamão ou ½ mamão papaya

Iogurte desnatado.

- 2 colheres de sopa de granola (pode substituir a granola por aveia em flocos ou semente de linhaça).

Treinar no Inverno...
Essa é uma pergunta muito comum em academias. A refeição antes da malhação deve ser rica em carboidratos complexos e líquidos. Os carboidratos complexos são aqueles presentes nas massas, pães, batatas e fibras.

Faça uma refeição leve rica em fibras como, pão ou torrada integral sem manteiga ou margarina, um suco de fruta natural sem açúcar ou uma fruta rica em fibras e líquidos (laranja, abacaxi, melancia, tangerina) no mínimo 30 minutos antes de malhar. Desta forma você fornece energia suficiente para agüentar o pique da atividade física e não engorda.

O segredo do emagrecimento é sempre trocar a massa gorda por massa magra. E malhar em jejum ou retirar o carboidrato da dieta provoca um efeito contrário. Você perde massa magra, aumentando a flacidez e ainda provoca um processo de desnutrição que é prejudicial à saúde.

Exemplo de café da manhã pré-treino (30 minutos antes):

- 2 torradas integrais ou 2 fatias de pão integral
Requeijão light.

- 1 copo de suco de laranja com mamão ou ½ mamão papaya
Iogurte desnatado.

- 2 colheres de sopa de granola (pode substituir a granola por aveia em flocos ou semente de linhaça).